quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dia 5 - 15/05/2009 - COMERCIALIZAÇÃO

Este post demorou, mas chegou!

É que depois de uma semana de atividade cerebral intensa, foi necessário um final de semana relax e sem acesso à internet para esfriar a cabeça, que estava fervilhando de idéias! E depois de uma semana afastada geograficamente da produtora, segunda e terça foram dias para colocar as gavetas, mesas, caixas de e-mails e outras, em ordem!

A Oficina do Animatv terminou com os dois pés-direitos e ficou um gostinho de quero mais, muito mais!

A sexta foi dia de ouvir e tentar absorver toda a experiência do Reynaldo Marchezini, fundador da Flamma Filmes, empresa responsável pela criação e co-produção da série internacional Princesas do Mar. O Reynaldo, que trabalhou muitos anos com licenciamento e distribuição de filmes, já tinha vasta experiência no mercado internacional e de feiras como o Mipcom. Foi nesta época que formou uma ampla rede de contatos com produtoras e exibidores internacionais e esta rede com certeza fez toda a diferença na hora em que o Reynaldo resolveu passar para o outro lado (o nosso lado): o de quem tem um projeto e quer viabilizá-lo.

Uma das principais lições que tirei deste dia veio de uma frase que o Reynaldo usou para descrever a Flamma: “é uma empresa baseada mais no propósito do que na técnica”. Isto é, eles focam em conteúdo infantil de qualidade, que ensine valores e ajude no desenvolvimento das crianças. Este conteúdo pode ser uma série animada, como Princesas do Mar, ou um longa em live action, um site...

Pra quem está embarcando no mundo da animação em série, o Reynaldo deu uma verdadeira aula com dicas práticas e bem interessantes:

- Uma série de animação tem 52 episódios, meia série seriam 26 episódios. Se você produzir 13 apisódios, terá ¼ de série;

- A duração em séries de animação é medida pela meia hora (a meia hora varia de 23 a 26 minutos), isto é, se sua animação tem 11 minutos, você venderá ela sempre em unidades de dois episódios;

- O valor pago por meia hora de animação varia muito, mas a média de valor para países desenvolvidos como Canadá, Espanha e Alemanha é entre US$ 20.000 e US$ 25.000, já em países da América latinha, às vezes não se chega nem a casa dos milhares... Esse valor parece incrivelmente bom? Leve em conta que você gastará em média US$ 200.000 por meia hora de animação e faça as contas de para quantos canais você terá que vender seu produto para cobrir os custos de produção!

- Há cada vez mais canais de televisão “especializados” em um target: pré-escolar, família, 7 a 11 anos, etc. Por isso, saiba seu target e foque nele. Isto pode parecer ruim a primeira vista, pois seu público será mais restrito, mas é esta diversificação de canais que permite que a produção também se amplie: se existe apenas um veículo, ele precisa agradar uma grande maioria, então vai apostar apenas no que engloba o maior número de pessoas e vende mais. A democratização das ferramentas de distribuição e de produção também cria novos nichos de comercialização.

- Algumas perguntinhas básicas na hora de pensar o seu produto:

1 - o que é a sua série (formato, técnica...)?
2 - Por que você quer produzi-la (educar, entreter, provocar...)?
3 - Por quem ela será realizada (qual o seu curriculo, portfolio reputação...)?
4 - Para quem (quem é o seu público)?

- Outro ponto que o Reynaldo destacou foi as possibilidades abertas pelas multiplataformas. Quanto mais um projeto tiver desdobramentos para outros meios além das mídias convencionais, melhor. Em animação, muitas séries são desenvolvidas depois de já terem sido lançados outros produtos, como livros, games e brinquedos.

- Tenha em mãos uma bíblia enxuta e visualmente encantadora e um promo (1 a 4 minutos) que passe o ritmo, propósito e qualidade da sua série. Um piloto é bom para broadcasters, mas pode intimidar co-produtores.

- O caminho para a produção de uma série é longo:

1 - Elaboração da idéia (não se esqueça daquelas perguntinhas básicas que enumerei acima)
2 - Elaboração de materiais de venda da idéia (bíblia, promo...)
3 - Realizar Pitchings (levando sua bíblia e seu promo de baixo do braço)
4 - Encontrar o Co-produtor
5 - Realizar Pré-venda para broadcasters
6 - Funding (sim, amigos! Encontrar os financiadores!)
7 - Green Light (aquele momento lindo em que você conseguiu todo o dinheiro*)
8 - Produção (se você chegou até aqui, é permitido dar pulinhos e gritinhos: Uhúúú)
9 - Distribuição / Vendas (um processo natural é começar pelos canais a cabo e depois ir para TV Aberta)
10 - Se sua série chegou até aqui, há uma boa possibilidade de ela ser um ótimo produto para licenciamento (encontre um bom agente, afinal você não quer ficar batendo de porta em porta pra perguntar se querem produzir cadernos, bonecos e camisetas da sua série, e, Au revoir, seja feliz!)

* Lá fora não se começa uma produção sem ter viabilizado 100% da grana, então vê se não queima o filme dos produtores brasileiros fazendo uma “janja” e começando a produzir com 30% do valor que você tinha orçado originalmente e rezando pra conseguir o resto!



(Postado por Silvia Penna)

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