quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dia 2 - 12/05/2009 - ARTE

A consultoria em Arte foi incrivel! Não consegui postar ontem mesmo porque fiquei com a cabeça tão grande quanto a da Pinky Dinky Doo! Então hoje, com a cuca mais fresca, vou falar um pouco sobre o que foi o encontro!

O consultor foi o Ennio Torresan, que ajudou a desenvolver, escrever e ilustrar o BOB ESPONJA e que trabalhou nos longas Madagascar e Kung Fu Panda. O monitor foi o Diego Stoliar que trabalhou na 2DLab. O Diego fez um desenho da Princesa rindo (uma sátira) e me deu de presente! Quando chegar em Porto Alegre, insiro aqui no post.

Bom, nem preciso dizer que pensei muito que o Navarro, Rodi e Ronaldo precisavam estar aqui! Aliás, ontem era uma oficina que a equipe toda deveria estar presente. Essa questão da arte e estética é fundamental para a série de desenho infantil. E com certeza vocês teriam amado! Na quinta com certeza vou me lembrar da Beca e do Navarro, porque será a consultoria em narrativa.

Alguns pontos legais que foram ressaltados:

Universo: ficou muito claro o quanto o autor deve apresentar o universo para equipe. E esse encontro, entre os autores e equipe, deve acontecer no começo do projeto. E ISSO É FUNDAMENTAL, porque assim todos da equipe vão poder dar sugestões criativas coerentes com o universo criado e entender o que acontece ou não acontece nesse Universo. Cada personagem tem uma história individual, além daquilo que está escrito na história geral. E existe um conflito central que deve ser respeitado para que a idéia criativa não se perca.

Arte: deve ter coerência com a história. É sempre bom buscar referências de artistas plásticos e a direção de arte é muito importante, não deve ser renegada a segundo plano. Tanto o Ennio quanto o Diego gostaram dos desenhos da nossa série e acharam poéticos. Deram algumas dicas bem legais em relação aos nossos personagens que serão discutidos na nossa volta a Porto Alegre. Um elemento que vamos deixar mais evidente será o estilo barroco, que com certeza irá enriquecer nosso universo.

Técnica: a que escolhemos está de acordo e devemos levar em consideração a questão de contratar um photoshoper para auxiliar o Ronaldo, nosso diretor de animação, para que ele não enlouqueça, pois nossos desenhos são bem detalhados e o recorte deles deve ser minuncioso. Outra dica legal foi desde já pintar alguns desenhos no photoshop, para simplificar a produção do episódio, facilitando assim a execução de uma série inteira (que no mercado internacional são 52 episódios, ou seja, estamos fazendo apenas 1/4 de série).

Música: o conceito de uma música brasileira medieval se encaixa na nossa proposta estética, cuidando para não regionalizar e sim criar um tema central que possa ser manipulado conforme o tom da cena.

Storyboard: o que fizemos com o Ronaldo, eles chamam de rough e o próximo passo eles chamam de clean up. Isso explico aí com mais calma, mas vimos o processo do Bob Esponja e eu amei! Meninos: estivemos bem perto do processo profissional :)

História/Enredo: cuidar o timing . Essa foi a dica crucial, não transformar a série em um livro animado. A sugestão deles é que a gente assista o Pocoyo, para ter essa referência.

Bom acho que consegui passar um pouco do que foi a consultoria ontem....
Hoje temos a atividade em comum e amanhã teremos a consultoria em narrativa, daí volto a escrever!

E....

ATENÇÃO! ATENÇÃO!
Na semana que vem o Arauto em edição extraordinária, convida a equipe da Princesa do Coração Gelado a se encontrar para que os autores apresentem o universo que envolve a série, desde o Reinado de Amigolá, o macrocosmos e a história individual dos personagens principais e secundários!

bjo a todos!
Zu

Nenhum comentário:

Postar um comentário