quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dia 1 – 11/05/2009 - PRODUÇÃO

Esta semana o blog da Princesa vai acompanhar e passar um pouquinho pra vocês do que está rolando na Oficina para Desenvolvimento de Projetos de Série de Animação. Esta oficina está sendo promovida pelo Animatv para os 18 projetos selecionados na primeira etapa do concurso. Cada projeto está sendo representado por uma dupla de autor e produtor, no nosso caso, representados por mim, Silvia, e pela Zu.


Primeiras notícias direto de Mairiporã – Hotel Cheiro de Mato!
Chegamos super bem, apesar de uma turbulência pouco antes do pouso em São Paulo. Viemos direto pro hotel, que é muito legal, bem isolado, rodeado por mato mesmo. Uma semana de imersão total no mundo da animação e dos projetos. Para irmos de uma zona a outra do hotel temos que pegar carrinhos, tipo estes que são utilizados em campos de golfe. Mas grande parte das atividades acontece na área ao redor dos quartos mesmo.

Fomos divididos em grupos de quatro ou cinco projetos, que trabalharão juntos durante toda a semana. Hoje, participamos da oficina de produção, na terça nosso grupo fará a oficina de arte (técnica e estética), na quinta de narrativa e na sexta e comercialização. A quarta-feira será o dia de atividades em comum para todos os grupos, para tirar dúvidas com a organização do Animatv sobre questões de contrato e debater os projetos.

Hoje, na oficina de produção, a conversa rolou com a consultora Chelo Loureiro e a monitora Marta Machado. Deu pra perceber a diferença entre as produções na Espanha, país da consultora, e de nossa realidade de produção no Brasil, mas também da importância de pensar o projeto desde o início para viabilizar a distribuição nacional e internacional.

Nosso projeto, em termos de produção, já está bem organizado, e estamos até um pouco adiantados em relação a algumas questões, como storyboard e testes de atores. Mas ainda estamos no primeiro dia de oficinas, e muita coisa ainda vai acontecer.

Foi enfatizada a importância de fazer um cronograma real e que leve em consideração as datas de entrega dos materiais exigidos para o desembolso das parcelas do Animatv e também de utilizar estes 6 meses de produção do piloto para formatar o desenho de produção de toda a série: se o projeto for um dos dois selecionados precisará estar muito adiantado na produção para conseguir cumprir a árdua tarefa de terminar 12 episódios em 12 meses.

Outra dica legal da Marta, é filmar os atores durante a gravação de vozes para poder aproveitar as expressões destes para os personagens. Sobre este tema, aliás, há uma certa controvérsia: a Chelo prefere utilizar atores, pois estes constroem os personagens e a Marta acha melhor usar dubladores profissionais, que conhecem melhor as modulações de vozes. Mas tudo depende do perfil da produção e dos diretores, temos que ter consciência das vantagens e desvantagens das opções que realizamos durante o processo.

Outra coisa básica, e que não constava do nosso projeto pro piloto, é ter uma definição sobre a produção musical, item fundamental quando se trata de animação. Os pilares de uma animação são roteiro, desenho e música. Informação anotada, e sorte nossa que já contamos com o Fruet para nos ajudar a delinear a musicalidade da Princesa.

Em projetos como o nosso, que tem um viés educacional, também é importante ter uma consultoria pedagógica e testes com público são indicados a todo tipo de animação.

Bem, eu poderia continuar a discorrer sobre tudo o que foi conversado hoje, mas daí vai faltar página para este blog, afinal hoje foi apenas o primeiro dia. E já são 23h, as costas doem e ainda quero ler algumas coisas das apostilas que estamos usando para acompanhar as oficinas.

Ou tá pensando que animação é brincadeira de criança? ;)

(Postado por Silvia Penna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário